O que é o CORE?
O Core é um conjunto da musculatura que fica na região central do nosso corpo, responsável por estabelecer todo equilíbrio e centro gravitacional. A composição do Core envolve as áreas da lombar, quadril, pelve e abdômen.
A palavra é derivada de Centro em inglês e está diretamente relacionada a sua localização em nosso corpo. É um conhecimento estabelecido há pouco tempo e os estudos são feitos até hoje para o melhor entendimento de sua funcionalidade.
O fortalecimento desta região traz benefícios para a saúde de um modo geral, não apenas para a parte da musculatura. Portanto é importante que haja um cuidado especial para esta região.
Por se tratar do equilíbrio do corpo, a carga de estresse nesta região é muito maior. Durante o dia a dia o seu corpo exige uma movimentação para ir e vir, levantar e sentar, e é justamente neste momento em que você se apoia no seu Core.
O fortalecimento
O trabalho de fortalecimento para esta região constitui exercícios de esforços específicos e orientados para alcançar um resultado desejável. Para quem já pratica exercícios físicos regularmente, provavelmente tem conhecimento do que se trata e já deve praticar atividades para ter resultados no Core.
E quem já é um atleta, sabe que com o seu Core bem estabelecido e fortalecido, há um aumento na potência e desenvolvimento dos movimentos das atividades que pratica. Além claro, de ter uma efetividade maior de equilíbrio e estabilidade para executar movimentos provenientes da atividade física.
Exercícios para o Core
Existem alguns exercícios que auxiliam o fortalecimento do Core e que podem ajudar você a ter resultados melhores no desenvolvimento das atividades, além de evitar lesões.
Prancha: muito comum para quem já frequenta alguma academia, este movimento você apoia seu corpo nos braços e pontas dos pés com o corpo esticado. O objetivo é se manter nesta posição por um determinado tempo.
Hiperextensão: este exercício consiste em você se deitar de barriga para baixo, esticar todo o corpo e levantar os braços e pernas jogando-os para cima o máximo possível repetidas vezes.
Ponte: neste exercício você ficará deitado de barriga para cima podendo se apoiar em 2, 4 ou 6 pontos de apoio, suspendendo o quadril e mantendo-o no alto por determinado tempo. É indicado que você comece com o maior número de apoios possíveis para ter uma evolução gradual.
Trabalhar o CORE para fortalecer o joelho
As dores para quem pratica atividade física com alguma regularidade, nem sempre são provenientes ou causadas por onde está localizada a dor. Um exemplo para isso é que uma dor no joelho pode ter a sua causa um problema no quadril.
Existem estudos mundo afora que argumentam que o fortalecimento dos músculos rotadores laterais do glúteo médio juntamente com musculatura abdominal é fundamental para a estabilização do joelho.
Portanto é importante o fortalecimento do Core para evitar lesões nos joelhos e região adjacente.
Lembrando que cada pessoa possui o seu desenvolvimento e quadro clínico, é importante que todo trabalho de fortalecimento seja feito acompanhado de um profissional.
Fazer atividade física com orientação profissional de um educador físico e supervisionado por um médico especialista sempre será a melhor escolha.
Não faça atividades físicas sem orientação profissional e clínica.
Dr. Colleoni – Ortopedista
CRM 82006